sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Tamanho e especificacoes de cabo MIDI

A saída MIDI não é balanceada, o que não significa que o uso de um cabo trançado não vá reduzir o ruído. O simples fato do cabo sertrançado já tem seu efeito redutor de ruído. Quando você liga um cabo do MIDI OUT de um equipo ao MIDI IN de outro, é como se o equipo des aída (MIDI OUT) tivesse um LED (na verdade um fotoacoplador) montado dentro do outro equipo (MIDI IN) e ligado a ele via extensão (cabo MIDI).

Abraço,
Arnaldo.
Mensagem #3310

Bom, só pra esclarecer: Um cabo balanceado usa dois fios e uma blindagem, ou seja, é um cabo "estéreo". Se os fios forem trançados, melhor ainda. Pra quê isso? O segredo é que numa saída balanceada um dos fios conduz o sinal em uma fase, e o outro fio, o mesmo sinal emfase invertida (exemplo: se em dado momento o fio "fase" tem 0,5 volts, o outro fio tem -0,5, e vice-versa. Sacaram?). Pra quê isso? Porque quando o cabo capta ruído, a fase do ruído introduzida é a mesma nos dois fios. Na outra ponta, na entrada balanceada, as fases do ruído se cancelam, e sobra apenas o sinal original. Por isso que cabos além de determinado comprimento precisam ser balanceados (http://www.audiomidi.com/classroom/general/cables.cfm). Aproveitando ainda, procurem nunca deixar seus cabos de áudio enrolados. Se tiver fio sobrando, amontoem-nos, mas não os enrolem; caso contrário, estaremos construindo uma verdadeira Antena Captadora de Ruídos de Baixa Frequência!
Até,
Luís Marka
Mensagem #3301

Pra acabar de vez com essa discussao de tamanho de cabo e coisas afins, vai a seguir dois textos que eu peguei do site http://www.midiga.cjb.net/, de responsablidade do Christian Haagensen Gontijo. O site é fabuloso e o trabalho do cara foi fenomenal, simplesmente traduzindo (e adaptando) para o portugues varios textos em ingles, todos tirados de fontes absolutamente seguras. Com certezaos textos a seguir são completamente verdade.

"O texto a seguir detalha a especificação MIDI, versão 1.0, conforme publicada pela MMA (MIDI Manufacturers Association), em 1984, bem como as "extensões" já feitas. Serão detalhadas cada uma das mensagens MIDI existentes. "O conector padrão usado para MIDI é um DIN de 5 pinos. Plugues e cabos separados são usados para a entrada e a saída, marcados claramente em um dispositivo (MIDI IN e MIDI OUT são dois conectores DIN fêmeas, separados). O comprimento de cabo máximo recomendado é de 50 pés (ou seja, 15,24 metros). Os cabos são de par trançado, blindados (aterrados), com a blindagem (o "terra") ligada ao pino 2 em ambas as extremidades. O par é formado pelos pinos 4 e 5. Os pinos 1 e 3 não são usados, e devem ser deixados desconectados." (a numeracao dos pinos não é continua. Veja o esquema em http://www.midiga.kit.net/figuras/espmidi2.gif)

De acordo com o texto (e a explicação de um conhecido), o cabo usado é um cabo balanceado, do mesmo tipo que sao usados em micofone. O que eu e o Arnaldo estavamos querendo dizer, é que O CABO, e apenas o CABO (sem os plugs), é o mesmo usado em cabos de microfone, com a diferença de que sao finalizados com plgus DIM 5pinos.

Também me baseando no texto, a blindagem (que eu asseguro em todos os cabos que monto) é conectada ao pino 2, e não ao "anel" em volta do plug (que pode ser contada talvez como um sexto pino) como eu também já vi acontecer.
Acho que eh isso. Espero não ter cometido deslizes.
Abracos!
Robledo Silva
Mensagem #3296

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso não queira deixar seu email, deixe pelo menos um nome pelo qual você possa ser identificado. Comentários totalmente anônimos não serão aceitos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.